Encontro de Comitês de Bacias avança em fechar parcerias com empresas da região

Nesta sexta-feira aconteceu na sede da Agevap em Resende o lançamento do VIII Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas, ECOB. A reunião contou com a presença de
representantes de diversas instituições públicas e privadas da região, como a prefeitura de Itatiaia, Hyundai Heavy Industries, ArcelorMittal, Firjan, ICMBio, Academia Militar das Agulhas Negras e representantes de Comitês de Bacias do Estado.

Na reunião, José Arimathéa Oliveira, que é coordenador do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, fez uma apresentação sobre os Comitês de Bacia no Estado. Foi um espaço para todos poderem tirar suas dúvidas e assim compreender melhor o sistema de gestão das águas no Estado do Rio de Janeiro, além de conferir um resumo das ações e projetos desenvolvidos pelo Comitê.

O assunto principal foi a organização do VIII Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB), evento gratuito que será realizado entre os dias 18 e 20 de maio em Penedo, distrito de Itatiaia. Anualmente o ECOB reúne representantes dos nove comitês fluminenses, alunos de diferentes instituições de ensino, pesquisadores, entre outros, para debater a gestão compartilhada da água, divulgar seus projetos e trocar experiência sobre recursos hídricos.

Os convidados presentes nesta reunião de sexta-feira puderam expor sua possibilidade de participar e colaborar com o evento. Foram detalhadas as possibilidades de participar, seja abrindo suas portas para visitas técnicas que mostrem alguma experiência relacionada ao meio ambiente e sustentabilidade, seja colaborando com serviços como transporte, alimentação, infraestrutura.

Outras instituições da região que se dispuserem a participar do ECOB podem enviar suas sugestões e propostas para o e-mail : forumfluminense.rj@gmail.com.

Compartilhe com seus amigos