26ª Edição do ENCOB: Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas dá início ao grande evento das águas
Nesta segunda-feira (24), o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) lançou a tão aguardada 26ª edição do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) que acontecerá entre os dias 8 e 13 de setembro desse ano em Vitória e Vila Velha no Espírito Santo.
Em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, sob a organização da ASSEMAE - Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, a escolha para o estado sediar o maior evento das águas foi por unanimidade dos 190 comitês que participaram da Assembleia Geral do FNCBH em 24 de agosto de 2023.
O tema de 2025 será "Crise Climática - Povos e Territórios - Água é o que nos une” com o propósito de debater questões passadas e o cenário futuro com entes do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, das ONGs e das universidades.
Acompanhe o cronograma de atividades divulgado pelo FNCBH:
- Feira das Águas.
- Visitas Técnicas.
- Pessoas que poderão vivenciar jornadas de capacitação, palestras técnicas, oficinas e rodas de diálogos.
- A Jornada de Capacitação, com apoio da ANA, onde todos aprendem com todos, com temas, como: planos de recursos hídricos e enquadramento; cobrança e arranjos institucionais; monitoramento hidrológico para a gestão integrada; alocação de água e gestão de conflitos; água subterrânea; educação ambiental; mudanças climáticas no brasil e no mundo; e muitos outros.
- Mesas redondas
- Apresentação dos resultados dos questionários sobre os CBH e educação ambiental
- Diálogo entre os órgãos gestores
Como novidade no cronograma, o ENCOB 2025 também terá um espaço intitulado de “Arena dos Povos” para discutir a inclusão social e minorias com abordagens sobre àgua e juventude, água e populações dos povos originários como quilombolas, indígenas e entre outros, além de debater sobre água e gênero.
O ENCOB, que acontece a cada dois anos, é uma oportunidade de promover diálogo e troca de experiências sobre a gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente, de conhecimento dos modelos, atualmente, implementados nos estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento e governança das águas.