Notícias

Fórum Fluminense reúne nove regiões hidrográficas do Rio de Janeiro no 26º ENCOB 2025



Os Comitês de Bacias Fluminenses, articulados pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, tiveram protagonismo no maior encontro de governança participativa das águas no Brasil: o 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que nesta edição trouxe o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”. Realizado no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo, o evento reuniu mais de 2.000 participantes envolvidos com a gestão dos recursos hídricos no país, promovendo trocas de experiências entre os comitês e debates sobre políticas públicas voltadas à preservação e uso sustentável da água.

O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), juntamente com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), participou com o segundo maior estande do evento, o “RJ: Tecendo Redes e Rios”, que possuía, além de espaço para atendimento ao público, um mini auditório onde foram expostas ações exitosas dos comitês da Baía de Ilha Grande, Guandu, Médio Paraíba do Sul, Piabanha, Baía de Guanabara, Lagos São João, Rio dois Rios, Macaé e Rio das Ostras e Baixo Paraíba do Sul, bem como ações realizadas pela SEAS, INEA, AGEVAP e Consórcio Intermunicipal Lagos São João - CILSJ. Durante o evento, o estande teve uma programação paralela onde relevantes temas da gestão dos recursos hídricos foram abordados, como educação ambiental, saneamento, implementação de sistema biodigestores e entre outros. Centenas de pessoas participaram da programação do estande RJ: Tecendo Rios e Redesdurante os dias do evento.

O 26º ENCOB contou ainda com o Fórum da Juventude e o Fórum dos Povos Originários e Populações Tradicionais, espaços que reuniram representações e lideranças destes segmentos, reafirmando a importância da inserção destes nas agendas. Comitês do estado do Rio de Janeiro, como o Baía da Ilha Grande e o Guandu, levaram representantes dos povos originários de seus territórios para contribuir e enriquecer a programação. Além dos temas debatidos, os visitantes do estande puderam participar de um quiz interativo através do totem patrocinado pela CEDAE. O Quiz CEDAE das Águas Fluminenses chamou atenção e atraiu participantes de toda feira que se divertiram respondendo perguntas sobre a política das águas e as regiões hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro. Todos os participantes puderam receber um kit que continha materiais institucionais de todos os colegiados integrantes do estande e brindes.

Após o encerramento da feira, no dia 12, espaço de exposição dos estandes, o evento contou com a realização da Assembleia Geral e eleição da Coordenação do FNCBH. Para o dia 13 estavam previstas visitas técnicas. O 26º ENCOB foi realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, e organizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE).

Comitê Guandu-RJ leva experiência de sucesso com o Sanear ao 26º ENCOB no ES

Um dos principais programas do Comitê Guandu-RJ, o Sanear foi um dos destaques da programação do estande “RJ: Tecendo Redes e Rios”, nesta quarta-feira (10), durante o 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que acontece até o dia 13 de setembro, no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo. Diretores e outros membros do Colegiado participam de uma série de atividades que incluem debates importantes sobre governança da água, mudanças climáticas, inovação tecnológica, mediação de conflitos e sustentabilidade.

À frente da secretaria-executiva do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), o Comitê Guandu é o responsável pela organização do estande que reúne também os comitês da Baía de Guanabara, do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, da Baía de Ilha Grande, do Médio Paraíba do Sul, do Rio Macaé, Lagos São João, Piabanha e Rio dos Rios. Todos estão apresentando suas principais ações em prol da segurança hídrica do Estado do Rio de Janeiro. Diretor-geral do Comitê Guandu e atual coordenador do FFCBH, o engenheiro florestal da Cedae Elton Abel foi o responsável em abrir os trabalhos no "RJ: Tecendo Redes e Rios” e também encaminhou a segunda apresentação do dia no estande ao detalhar o Sanear Guandu, maior programa de obras de esgotamento sanitário em áreas não urbanas do país.

Só na primeira fase são mais de R$ 42 milhões investidos pelo Comitê em 12 municípios em soluções individuais, como biodigestores, o que trouxeram para milhares moradores mais qualidade de vida, evitando o despejo de aproximadamente 3 milhões de litros esgoto in natura por dia em mananciais da Região Hidrográfica II (RH II).

Uma iniciativa que vem dando certo e que já está sendo ampliada com a segunda fase do programa. "Foram realizadas as licitações que culminaram na contratação de três lotes de obras, num valor que supera os R$ 56 milhões, para a implementação de 6.358 soluções nos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Miguel Pereira, Rio Claro e Vassouras", destacou Elton em sua apresentação.

O diretor-geral também ressaltou a importância do Comitê estar presente em mais um ENCOB. "É sempre uma oportunidade não só para o Comitê Guandu, mas para todos os outros de estarmos compartilhando experiências de sucesso, a realidade, as nossas características e o que a gente tem desenvolvido no estado do Rio. É um importante espaço  para a gente trocar, sentir a realidade dos outros comitês do Brasil afora e discutir a gestão dos recursos hídricos", completou Elton.

Também estão presentes no ENCOB, os diretores executivo e de Saneamento do Comitê Guandu, Antoni Felipe Oliveira e Paola Oliveira respectivamente, além de membros do Colegiado que representam diferentes prefeituras que integram os 15 municípios da RH II. Reforçando o seu compromisso com o tema do 26º ENCOB, “Emergência Climática: Povos e Territórios – A Água é o que nos Une!”, o Comitê Guandu convidou para estar também no Encontro o indígena Irapuan Tupinambá, um dos pajés da Aldeia Marakanã no Rio de Janeiro, que é integrante do projeto "Replantando Vida" da Cedae. "Quero agradecer ao Comitê Guandu pelo convite para estar aqui no ENCOB. Para mim, a importância disso é primeiramente baseada no respeito. Eles foram ao território me convidar. Me trouxeram para fazer parte do movimento de construção. É isso que a gente, enquanto originários, quer. Não queremos mais que ninguém fale de nós sem nós. E o Comitê, é o caminho, a força do nosso território, que faz voltar para a comunidade em forma de recursos financeiros, projetos variados. Gratidão, e eu espero que nos próximos possamos estar juntos", declarou. À tarde, membros do Comitê Guandu acompanharam, ainda, no estande do Fórum Fluminense, uma apresentação da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP). O membro do Conselho Administrativo Nazem Nascimento compartilhou informações sobre o projeto Academia das Águas, que proporcionará ensino de extensão em uma parceria da AGEVAP com uma instituição de ensino federal, oferecendo pós-graduação MBA em áreas relacionadas a recursos hídricos e que terá como foco principal a qualificação de membros dos Comitês de Bacias e outros atores da gestão.

Realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH),o ENCOB segue até sábado com várias palestras, oficinas, rodas de diálogo, plenárias, exposições, atividades culturais e visitas técnicas. O Encontro é apontado como o mais importante evento nacional sobre a gestão participativa dos recursos hídricos, reunindo anualmente
representantes de comitês de bacias hidrográficas de todo o país, além de gestores públicos, sociedade civil, usuários da água, especialistas, pesquisadores, jovens, povos tradicionais e comunidades indígenas.


logo footer

SEDE

Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)

Fazenda Caxias – Seropédica/RJ – CEP 23895-265
Email: forumfluminense.rj@gmail.com

Atendimento: 08h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira

Política de Privacidade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com os nossos termos.

Saiba mais