ECOB RJ

II ECOB 2014

Papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas como articuladores políticos das águas foi tema do II Encontro Estadual de Comitês de Bacias Foi realizado em São Pedro da Aldeia / RJ nos dias 7, 8 e 9 de agosto o II Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB-RJ). Neste ano, o Encontro teve como tema “Comitê de Bacia Hidrográfica – Articulador Político das Águas”, promovendo a reflexão sobre o papel político dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro para implementação de ações conjuntas com os entes do Sistema Estadual de Recursos Hídricos. 

O encontro foi promovido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacia, organizado por sua secretaria executiva, o Consórcio Intermunicipal Lagos São João, pelas outras entidades delegatárias dos comitês do Estado a AGEVAP e a FADUC e pelas empresas IEVA – Instituto de Eventos Ambientais e Identidade Comunicação Integrada. Teve o patrocínio da Nova Cedae, Grupo Águas do Brasil e Prolagos e o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, Secretaria de Estado de Ambiente, INEA e RS de Paula.

A mesa de abertura foi composta pelo Coordenador Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) e Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) e Diretor Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, Affonso Albuquerque; pelo Superintendente de Planejamento e Gestão Ecossistêmica da Secretaria de Estado do Ambiente, João Batista Dias, representando o Secretário do Estado de Ambiente, Carlos Portinho; pela Diretora de Gestão das Águas e do Território do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Rosa Formiga; pelo Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro, Décio Tubbs, pelo secretário executivo do CILSJ, Mário Flávio Moreira; pela secretária de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Adriana Saad, representando o prefeito anfitrião Cláudio Chumbinho e pelo Superintendente de Meio Ambiente da Semarh – Alagoas e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo de Mirando Pinto.

O Diretor Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, Affonso de Albuquerque Jr., que acumula o cargo de Coordenador Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas – FFCBH e do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH, discorreu sobre a importância da realização dos encontros entre os Comitês de Bacias Hidrográficas e agradeceu pelo apoio dado por São Pedro da Aldeia e pela participação de todos. “Primeiramente, agradeço ao Prefeito de São Pedro da Aldeia Cláudio Chumbinho pelo apoio. Vocês já perceberam a dificuldade da gente fazer um evento como esse num ano de Copa e de Eleições. Nós tivemos pouco tempo para trabalhar a marca II ECOB-RJ 2014, então, estamos profundamente agradecidos.”, disse.

Após a abertura do Encontro, foi realizada a Palestra “CBH – Articulador Político das Águas” com o Superintendente de Meio Ambiente da Semarh – Alagoas e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo de Mirando Pinto. Entendendo a Lei das Águas (9433) como um passo decisivo na gestão sustentável dos recursos hídricos, Anivaldo fez os participantes refletirem sobre o significado de desenvolvimento de antigamente e dos dias atuais. Enfatizou que é preciso se criar um novo modelo de relações para resolver os grandes problemas do país e que o modelo tripartite dos comitês vem se mostrando como um dos melhores caminhos. “O comitê é um parlamento de todos os interessados. É este conjunto que tem que gerir as águas do Brasil”. Os comitês são a melhor semente do que queremos como democracia”.

Durante a tarde do primeiro dia aconteceram ainda os Encontros Setoriais, com o tema “Olhares sobre os instrumentos de Gestão da Lei 3239/1999”, lei que cria o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

O segundo dia foi marcado pela palestra da Diretora de Gestão das Águas e do Território do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Rosa Formiga Johnsson, com o tema “Avanços e desafios para a implantação dos instrumentos de gestão da Lei 3239/1999 no Estado do Rio de Janeiro”.

Na parte da tarde aconteceu a Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas onde foi eleita a cidade de Nova Friburgo para a realização do III ECOB RJ em 2015 e consolidadas as 21 propostas provenientes dos encontros setoriais realizados durante o II ECOB RJ.

O último dia do evento os participantes inscritos puderam realizar visitas técnicas à Wetland Pontes dos Leites (Estação de Tratamento de Esgotos de Araruama) da Concessionária Águas de Juturnaíba e ao Centro de Controle Operacional e Estação de Tratamento de Esgotos de São Pedro da Aldeia, da Concessionária Prolagos.

O evento reuniu integrantes dos 9 comitês de bacias do Estado do Rio e ainda representantes dos estados do Mato Grosso, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Maranhão, Bahia e Minas Gerais.

 

logo footer

SEDE

Rua da Quitanda, 185 - sala 402 - Centro, Rio de Janeiro, RJ
Email: forumfluminense.rj@gmail.com

Atendimento: 08h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira