Perguntas Frequentes

Confira aqui as dúvidas mais frequentes apresentadas pela população e as suas respectivas respostas.
Informação disponibilizada conforme Art. 8º, §1º, inciso VI, da Lei 12.527/11.

Informações gerais

Fórum Fluminense De comitês de Bacias Hidrográficas

É um colegiado formado pelos Comitês de Bacias do Estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo principal promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos. Criado com a missão de promover a integração dos Comitês, o Fórum Fluminense visa o fortalecimento dos mesmos como entes do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – SEGRHI. Outra missão assumida pelo Fórum é a articulação com outras instâncias de governança das águas, assumindo um importante papel no diálogo com o nível federal e estadual, e no fomento às discussões sobre a integração com o gerenciamento costeiro, assunto de grande relevância para um Estado com uma extensa faixa litorânea e oceânica. O FFCBH adquiriu, em seu momento atual, enorme relevância nas decisões que devem ser tomadas em conjunto com os cbhs fluminenses. É, sem sombra de dúvida, o fórum de decisões acerca das mais variadas ações que envolvem a gestão hídrica e também o foco nas tratativas com o órgão gestor do estado.

Acesso à Informação

Sim, conforme artigo 8º, §1º, I, c/c artigo 9º, I, da Lei 12.527/11, deve ser disponibilizado ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, um local específico para obter e solicitar informações, além de um servidor capacitado para o atendimento.

Transparência Pública

A LC 131 determina o prazo de atualização e o conteúdo mínimo de informações sobre receita e despesa que devem ser divulgadas na internet. No entanto, boas práticas de promoção da transparência provam desejáveis a consideração de critérios de boa usabilidade, apresentação didática dos dados e em linguagem cidadã, possibilidade de download do banco de dados e canal de interação com os usuários.

logo footer

SEDE

Rua da Quitanda, 185 - sala 402 - Centro, Rio de Janeiro, RJ
Email: forumfluminense.rj@gmail.com

Atendimento: 08h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira