ECOB RJ

VIII ECOB 2020

Apresentação

O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, devido a situação de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), realizará o 8º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB) virtualmente, através de transmissão ao vivo pelo youtube no canal do Comitê Médio Paraíba do Sul.

O VIII ECOB será realizado entre os dias 01 e 03 de dezembro de 2020 das 19h às 21h30min¸cujo tema abordado será “Planos de Bacias e Saneamento Básico”.

Concomitante, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2020, das 14h às 16h30min, será realizado o Webinar da Rede Nacional Fórum da Juventude em Recursos Hídricos, com o tema: “O Papel da REDE NACIONAL na Mobilização da Juventude para o debate sobre Saneamento Básico e Plano de Bacia”. Essa programação será transmitida ao vivo através do youtube no canal Eu Cuido de Rios.

O VIII ECOB é aberto para a participação de todo o público que tenha interesse e tem como intuito de promover a integração entre os Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro e estimular do diálogo e reflexão entre todos os participantes do evento. Seu maior intuito é disseminar informações e promover debate sobre os temas abordados, servindo também como espaço para divulgação de programas, projetos e planos de ações em andamento.

As inscrições para o evento estarão abertas nos dias do evento, sendo necessário se inscrever em cada dia do evento. Os links de inscrição serão disponibilizados durante a transmissão.

Avaliação do Evento

A 8ª Edição do Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (VIII ECOB RJ) ocorreu virtualmente através de participação e transmissão pelo youtube. Questionários foram enviados para os participantes poderem avaliar a organização e realização do evento, a fim de medir o grau de satisfação e realizar melhorias nas próximas edições.

Da participação no evento:

Entre as transmissões realizadas pelo Canal do Youtube do CBH Médio Paraíba do Sul e retransmissões no Facebook e no Canal Eu Cuido de Rios, na primeira semana do evento foram registradas 2563 visualizações. Essas participações tiveram grande concentração na região sudeste, principalmente no Rio de Janeiro, no entanto houve participação de todas as regiões brasileiras e também de fora do país.

Das avaliações do evento:

Nas avaliações feitas após a realização do ECOB, os critérios que mais se destacaram positivamente foram: Organização Geral do Evento, Desempenho dos Palestrantes e Conteúdos Abordados. Houve espaço para propostas de temas para próximas edições e para elogios, críticas e demais sugestões para a melhoria dos próximos eventos.

Como Participar

1. Como assistir ao evento?

A programação da noite, de 19h às 21h30min será transmitida ao vivo através do youtube, no canal do Comitê Médio Paraíba do Sul.

A programação da juventude, de 14h às 16h30min será transmitida ao vivo através do youtube, no canal Eu Cuido de Rios.

2. Como receber o certificado?

Na descrição do vídeo e em mensagens no chat do youtube haverá um link para inscrição do evento. Através dessa inscrição a sua participação será registrada e você receberá posteriormente através do e-mail indicado o seu certificado de participação.

Atenção: Será fornecido UM certificado para cada momento de programação do evento. Portanto haverá uma inscrição para a programação da juventude e uma para cada programação da noite (dia 01, dia 02 e dia 03), as quais você deve se inscrever para receber todos os certificados.

3. Como realizar a minha pergunta?

As perguntas poderão ser realizadas através do chat do youtube. Haverá uma equipe de organização responsável por selecionar as perguntas e enviar para o moderador, que será o porta-voz durante o debate.

Data e Local do Evento

Programação do ECOB

  • Data: 01, 02 e 03 de dezembro de 2020
  • Horário: 19h às 21h30min
  • Local: Transmissão ao vivo através do youtube no Canal do Comitê Médio Paraíba do Sul.

 

Programação da Juventude

  • Data: 01 e 02 de dezembro de 2020
  • Horário: 14h às 16h30min
  • Local: Transmissão ao vivo através do youtube no Canal Eu Cuido de Rios.

Realização e Apoiadores


 

Apoio.jpg

 

 

Programação

img_ecobrjprogramacao.jpg

 

Apresentações dos Palestrantes

Plano de Bacia (01/12/2020)

  • Panorama Nacional sobre a Construção dos Planos de Bacia – Márcio de Araújo Silva (ANA)
  • Construção do Plano Estadual de Segurança Hídrica (PESHI-RJ) e sua Interface com os Planos de Bacia – Gisele Boa Sorte (SEAS/INEA)
  • Link: https://www.youtube.com/watch?v=twA-p2fmg0I

Marco Legal do Saneamento (02/12/2020)

  • O Desafio da Universalização do Tratamento de Esgoto com a Coleta em Tempo Seco – Isaac Volschan Júnior (UFRJ)
  • Um Olhar sobre a Concessão de Serviços de Água e Esgoto no Rio de Janeiro – Miguel Alvarenga Fernández y Fernández (ABES-Rio)
  • Link: https://www.youtube.com/watch?v=vagglZo_E3c

Marco Legal do Saneamento à Luz do Planejamento Integrado do Uso dos Recursos Hídricos (03/12/2020)

  • A Integração do Marco do Saneamento e a Operacionalização dos Planos de Bacia – Sérgio Ayrimoraes (ANA)
  • Tratamento de Esgotos e a Remoção dos Principais Poluentes – Marcos von Sperling (UFMG)
  • O Desafio do Enquadramento dos Corpos Hídricos nos Planos de Bacia, sob o Olhar do Novo Marco Legal do Saneamento – Fernando Setembrino Meirelles (UFRGS)
  • O Saneamento nos Planos de Recursos Hídricos – Carlos Bortoli (Profill)
  • Link: https://www.youtube.com/watch?v=h34T4E6dlAg 

 

Homenageados

1.VIII-ECOB-2020-724x1024.jpg

logo footer

SEDE

Rua da Quitanda, 185 - sala 402 - Centro, Rio de Janeiro, RJ
Email: forumfluminense.rj@gmail.com

Atendimento: 08h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira