Notícias

Reunião em Vassouras/RJ marca lançamento do Encontro anual de Comitês de Bacias do Estado

Reunião em Vassouras/RJ marca lançamento do Encontro anual de Comitês de Bacias do Estado

No último dia 18, o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) realizou o lançamento oficial do Encontro Estadual dos Comitês de Bacias do Rio de Janeiro, o ECOB.

O evento se deu através de uma reunião que contou com a presença de representantes de instituições como a Prefeitura de Vassouras, Universidade de Vassouras, Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Associação Civil Vale Verdejante, Hotel Bliss, Fazenda Karan-Karan e membros dos comitês de bacia do estado do RJ. A reunião teve início às 18 horas no Bliss Hotel Vale do Café em Vassouras/RJ. 

Além de apresentar o funcionamento da gestão de recursos hídricos no Estado, foi apresentada uma proposta de pareceria para a realização do ECOB, dando início a um alinhamento de estratégias e articulações com hotéis, pousadas, restaurantes e demais interessados. Segundo o coordenador-geral do FFCBH, José Arimathéa Oliveira, “foi possível perceber pelos presentes a necessidade de engajamento de todos para auxílio na divulgação e apoio à organização, a fim de que se tenha o maior alcance possível e sejam melhores aproveitadas as discussões importantes em que esta edição do ECOB pretende trazer”.

O ECOB deste ano traz o tema “RIOS EM NOSSAS VIDAS: O DESAFIO DE REGULAR - A mobilização, comunicação e educação para regulação das águas”. Esta edição retoma o formato presencial após dois anos de pandemia e eventos online. O local escolhido foi o Centro de Convenções General Sombra, em Vassouras/RJ e, ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, das 8h às 22h. O evento será transmitido ainda no canal do Fórum Fluminense no YouTube. A programação traz mesa de debates, minicursos, visitas técnicas, além de apresentação de trabalhos técnicos-científicos. Ao final haverá a Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacia Hidrográficas. 

As inscrições para o ECOB estão abertas, com prazo para participação presencial até o dia 15 de novembro, e virtual até 30 de novembro. A partir dessa inscrição será gerado o certificado de participação. Para saber mais sobre o evento e realizar a inscrição, basta acessar o site  https://www.even3.com.br/x_ecob_rj/ .

Sobre o ECOB

Realizado anualmente pelo Fórum Fluminense, que reúne representantes de nove comitês de bacias e abrange os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, o Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (ECOB) oferece palestras, workshops e minicursos que contam com a participação de aproximadamente 300 pessoas a cada ano. Após dois anos sendo realizado remotamente, em 2022 ele volta presencialmente e por transmissão simultânea trazendo palestrantes conceituados e respeitados no setor de recursos hídricos e de meio ambiente para levantar discussões e trazer informações ricas acerca do tema. A transmissão do evento pelo canal do Fórum Fluminense no YouTube, permite uma interação do público por meio de perguntas através do chat do canal.

 

logo footer

SEDE

Rua da Quitanda, 185 - sala 402 - Centro, Rio de Janeiro, RJ
Email: forumfluminense.rj@gmail.com

Atendimento: 08h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira