ECOB RJ

VII ECOB 2019

Apresentação


VII Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB) acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho de 2019 em Teresópolis/RJ. Este ano a temática está voltada para Rios Fluminenses: O que temos e o que queremos.

O VII ECOB tem como objetivo promover a integração entre os nove Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro, estimular e promover a reflexão e participação entre todo o público do evento, envolvendo além dos membros, o poder público, a sociedade civil e os demais interessados, estimular o debate sobre temas para a gestão compartilhada, integrada e assistência das águas, proporcionar a manutenção de avanços de diálogos para qualificação e efetividade da gestão das águas do Estado do Rio de Janeiro e servir de espaço para a divulgação de programas e planos de ações em andamento.

A programação prevê mesas de debates com especialistas no tema enquadramento, minicursos, apresentação de trabalhos técnicos e visitas técnicas.

O VII ECOB é aberto para participação de todos os interessados.

Cidade Sede - Teresópolis / RJ


Teresópolis é um município brasileiro no interior do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a norte da capital do estado, distando desta cerca de 75 km. Ocupa uma área de 770,601 km², sendo que 11,3400 km² estão em perímetro urbano. É a cidade mais alta do estado do Rio de Janeiro e, portanto, uma das de clima mais frio. Em 2018, sua população era estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 180.886 pessoas habitantes.

A região onde atualmente situa-se Teresópolis era habitada no século XVI por índios timbiras, antes mesmo da chegada dos portugueses. Certo progresso foi visto quando os escravos que fugiam das plantações de cana da Baixada formaram o Quilombo da Serra. A família imperial brasileira encantou-se com as belezas deste local em suas constantes visitas feitas durante o século XIX.

Tem sua identidade ligada diretamente ao turismo natural, abrigando uma sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Estadual dos Três Picos, além de ser sede do Centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol, no bairro da Granja Comary.

Fonte e maiores informações: turismo.teresopolis.rj.gov.br

      

Data e locais do evento


 Cidade: Teresópolis/RJ

Locais:

Abertura Oficial: Teatro SESC Teresópolis (Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis);

Demais momentos da programação: Universidade Estácio (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 488 – Várzea).

Realização e Apoiadores


 

 


 Hospedagem

A organização do evento conseguiu parceria com alguns hotéis para concessão de desconto.

Hotel Intercity Teresópolis

https://www.intercityhoteis.com.br/hotel-teresopolis/hotel-intercity-teresopolis/53/

Para conseguir o desconto neste hotel faça sua reserva através do link https://bit.ly/2IswuRx.

Athos Hotel

http://www.athoshotel.com.br/

Para conseguir o desconto basta informar, no momento da reserva, o evento ao qual estará participando na cidade

.


 Logo do evento

O município de Teresópolis está localizado na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Com uma área em torno de 770,600 km², onde vive uma população estimada de 180 mil pessoas e está situado integralmente nos domínios do bioma Mata Atlântic. Em seu território estão integral ou parcialmente três importantes unidades de conservação de proteção integral: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Natural Minicipal Montanhas de Teresopolis que conservam remanescentes florestais, protegem mananciais de água e abrigam importantes espécies da fauna.

Teresópolis possui rios como o Paquequer e o Preto importantes tributários do Rio Piabanha, pertence a Região Hidrográfica IV e faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha.

Município sede do VII Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas de Estado do Rio de Janeiro (ECOB) Teresópolis é uma cidade incrustada na montanha. Assim a Logomarca do VII ECOB encerra um pouco das carateristas locais, tais como: abundancia de água, belezas naturais e conservação do meio ambiente que, de forma sintética, estão representadas por seus principais atrativos naturais situados e protegidos em unidades de conservação da natureza.

ACIMA VISTA DA SERRA DOS ÓRGÃOS, É NA VERDADE O NOME LOCAL DE UM PROLONGAMENTO DA SERRA DO MAR. EM DESTAQUE O DEDO DE DEUS ÍCONE DO MONTANHISMO NO BRASIL, O SEU CUME FOI CONQUISTADO EM 1912, A SUA SILHUETA FAZ PARTE DAS BANDEIRAS DOS MUNICÍPIOS DE MAGÉ, GUAPIMIRIM E TERESÓPOLIS E ESTÁ SITUADO NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS.

A MULHER DE PEDRA É UM ATRATIVO TURÍSTICO NATURAL, SITUADO NO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS E NO INTERIOR DO PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS

A PEDRA DA TARTARUGA É UM ATRATIVO TURÍSTICO DE TERESÓPOLIS, UTILIZADO PARA O LAZER E TREINAMENTOS DOS PRATICANTES DE ESPORTES COMO ESCALADA E RAPEL E ESTÁ SITUADO NO INTERIOR DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL MONTANHAS DE TERESÓPOLIS.

Inscrição


INSCRIÇÕES PARA O EVENTO, MINICURSOS E VISITAS TÉCNICAS

Período: 16/04/2019 a 24/05/2019

Clique nesse link para fazer a sua inscrição.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Haverá espaço para apresentação (através de pôster) de trabalhos técnicos. As apresentações serão limitadas aos 30 primeiros trabalhos inscritos que estejam relacionados ao tema do evento (Enquadramento).

Inscrições dos trabalhos:

Período: 16/04/2019 a 24/05/2019

Clique nesse link para inscrever seu trabalho.

Acesse o regulamento e modelo de projeto a ser apresentado logo a seguir.

Inscrição

INSCRIÇÕES PARA O EVENTO, MINICURSOS E VISITAS TÉCNICAS

Período: 16/04/2019 a 24/05/2019

Clique nesse link para fazer a sua inscrição.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Haverá espaço para apresentação (através de pôster) de trabalhos técnicos. As apresentações serão limitadas aos 30 primeiros trabalhos inscritos que estejam relacionados ao tema do evento (Enquadramento).

Inscrições dos trabalhos:

Período: 16/04/2019 a 24/05/2019

Clique nesse link para inscrever seu trabalho.

Acesse o regulamento e modelo de projeto a ser apresentado logo a seguir.


 

Documentos


  CARTA DE TERESÓPOLIS – VII ECOB RJ

 PRESTAÇÃO DE CONTAS DO VII ECOB RJ – 2019  

COMPILAÇÃO DE APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS ACADÊMICOS

 

Apresentação e palestrantes


ENQUADRAMENTO: Cenário Nacional e Estadual

O Que é Enquadramento? –  Cristovão Vicente Scapulatempo (UFPR)

Diagnóstico do Instrumento no País e Entraves para Implantação – Sérgio Ayrimoraes (ANA)

Diagnóstico do Instrumento no RJ e Entraves para Implantação – Renata Bley (CERHI)

Experiência Exitosa – Comitê Guandu – Decio Tubbs (CBH Guandu)

ENQUADRAMENTO: Práticas para Implementação

Monitoramento Pré e Pós Enquadramento – Sidnei Agra (Profill Engenharia e Ambiente)

Estratégia de Monitoramento do Estado do RJ com Vistas ao Enquadramento – Larissa Ferreira da Costa (DISEQ-Inea)

O licenciamento ambiental e suas implicações no sistema estadual de gerenciamento de recursos hídricos: as potencialidades da integração entre o MP e os CBHs – José Alexandre Maximino Mota (MPE – RJ)

MINICURSOS

Cartografia Social e Mapeamento participativo  – Thamirys Domingues e Tiemi Yoshikawa

Educação Ambiental no Âmbito dos CBHs – Jacqueline Guerreiro

Sistema de Gestão Estadual de Recursos Hídricos – Juventude, Como Contribuir? – Marcos Lacerda

Banco de Dados para Elaboração de Projetos – André Marques (AGEVAP)

Proteção e Recuperação de Bacias Hidrográficas: Programa Pacto pelas Águas e Iniciativas de Pagamento por Serviços Ambientais no Estado do Rio de Janeiro.

Experiência de Implantação de PSA na Bacia do Rio Paraíba do Sul (Visão do Executor) – Luis Felipe Cesar (Crescente Fértil)

Assistência Técnica Rural na Preservação de Mananciais e PSA para Agricultores Familiares – Marcelo Monteiro Costa (SEAPPA)

Desmitificando a Expectativa de Arrecadação do Setor Agropecuário com a Cobrança pelo Uso da Água: Simulação na RH IV – Márcia Chaves (INEA)

Experiência de Implantação de PSA na Bacia do Rio Piabanha: a Visão do Comitê – Paulo Leite (CBH-Piabanha)

Experiência em restauração com foco nos débitos da propriedade visando a conectividade florestal – Renato Crouzeilles (IIS)

Plano de Recursos Hídricos: Novas Formas de Planejar e Inovar a Gestão das Águas.

Planos de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas: Desafios e Propostas para Transformação dos “Tigres de Papel” – Sergio Ayrimoraes (ANA)

Construção e Implantação do Manual Operativo: PERH – GANDHU – Daiana Gelelete (AGEVAP)

Planos de Recursos Hídricos no ERJ – Moema Acselrad (Inea)

logo footer

SEDE

Rua da Quitanda, 185 - sala 402 - Centro, Rio de Janeiro, RJ
Email: forumfluminense.rj@gmail.com

Atendimento: 08h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira